Planos de saúde-2

O que é Apendicite – Falando de Convênio Medico ou Plano de saúde

O que e apendicite

[Sobre planos de saúde] [sobre planos de saúde]

Esclarecendo o que e apendicite: Esta é uma doença bastante comum e ocorre quando o apêndice – um pequeno tubo fechado, em forma de dedo de luva, situado no início do intestino grosso – é objeto de um processo infeccioso.

Existem dois tipos de apendicite, um mais grave que o outro, e os sintomas devem ser observados com muita atenção, pois é uma situação potencialmente urgente.

Uma inflamação ligeira do apêndice causa incômodo ocasional no quadrante inferior direito do abdômen – é a chamada apendicite crônica.

Embora possam persistir dores difusas, que vão e vêm durante meses, raramente evoluem para uma situação mais grave.

Os sintomas de uma inflamação grave; chamada de apendicite aguda; demora de 4 a 48 horas para se desenvolver e começam com uma dor difusa na região do umbigo, enjoo, e por vezes, vômitos. Em geral a pessoa recusa-se a comer ou beber e frequentemente tem prisão de ventre

Sintomas de apendicite

Apendicite é uma condição potencialmente grave que requer atenção médica imediata. O termo é usado para descrever a inflamação do apêndice, um pequeno órgão localizado na parte inferior direita do abdome. Embora possa ocorrer a qualquer idade, é mais comum entre pessoas entre 10 e 30 anos.

Os principais sintomas de apendicite são dor ou desconforto abdominal sem localização, dor abdominal intensa no lado inferior direito, náuseas ou vômitos, perda de apetite, febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º), mal estar geral e prisão de ventre ou diarreia. Além disso, uma condição chamada apendicite aguda pode causar barriga inchada ou excesso de gases.

Se os sintomas de apendicite forem sentidos, é importante procurar atendimento médico imediatamente. Em casos graves, a condição é tratada por meio de cirurgia.

Por isso, é importante considerar os sintomas conhecidos da apendicite e procurar atendimento imediato para evitar complicações mais graves.

Apendicite: sintomas - Como se sente as manifestações

Ao fim de algumas horas, a dor aumenta e passa a localizar-se na região inferior direita do abdômen. 

A temperatura pode subir ligeiramente e o hálito fica desagradável. Às vezes a dor desaparece depois de algumas horas, mas isso não significa necessariamente que a doença tenha passado.

Em caso de sintomas de apendicite aguda, dirija-se o mais rapidamente possível ao hospital, pois, se o auxílio médico demorar, o apêndice pode gangrenar e perfurar, provocando peritonite (infecção do revestimento da cavidade abdominal), e às vezes a morte. 

Mesmo que infecção se limite é uma pequena área, o resultado será um abscesso no apêndice, o que terá de ser drenado. Se o apêndice se não for retirado, é provável que os ataques agudos se manifestem de novo.

Sintomas de apendicite feminina

A apendicite é uma inflamação da vesícula apendicular, que é uma pequena bolsa localizada na cavidade abdominal logo abaixo da extremidade do intestino. 

Ocorre muito frequentemente em mulheres, e os sintomas característicos da apendicite feminina podem ser muito leves no começo, mas aumentam com o passar do tempo. 

Os principais sintomas de apendicite feminina incluem dor ou desconforto abdominal sem localização específica, dor abdominal intensa no lado inferior direito da barriga, náuseas ou vômitos, perda de apetite, febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º), mal estar geral e prisão de ventre ou diarreia. 

O inchaço ou o excesso de gases também são comuns dos sintomas de apendicite feminina. Se não for tratada imediatamente, a apendicite pode levar à ruptura da vesícula apendicular, desencadeando uma série de complicações que podem ser extremamente perigosas para a saúde.

A apendicite na gravidez apresenta uma maior preocupação, pois se o apêndice romper a infecção pode agravar a condição de saúde materna e causar riscos para o bebê.

Apendicite causas

A apendicite é uma condição que ocorre quando o apêndice é inflamado, resultando em dor abdominal aguda. Embora a maioria dos casos possa ser tratada com cirurgia de apendicectomia, existem algumas razões para prestar atenção às causas da apendicite antes de optar por qualquer tipo de tratamento.

Algumas das causas mais comuns de apendicite incluem a retenção de gordura ou restos fecais dentro do apêndice, infecções gastrointestinais de origem viral ou bacteriana, alimentos com baixo teor em fibra, má dieta, prisão de ventre, excesso de comida e compressão externa por tumores ou pólipos.

O desenvolvimento da apendicite é geralmente precedido por sintomas que geralmente começam com dor no abdômen que se desloca lentamente para a área do quadril direito ou um desconforto generalizado no abdômen.

Alguns dos sintomas associados à apendicite incluem náuseas, vômitos, febre, diarreia e aumento na presença de gases. Em casos mais graves, o paciente também pode apresentar dor intensa em um lado do abdômen e distensão gástrica.

É importante lembrar que qualquer um desses sintomas pode estar relacionado à outros problemas de saúde que necessitam de atenção médica.

Além disso, a apendicite também pode ser causada por inflamação no cólon ou intestino, pela prisão de ventre, má alimentação, alimentos com baixo teor de fibra e excesso de comida. A hiperplasia de tecido adenomatoso também pode ser uma causa. É importante que você consulte seu médico para obter um diagnóstico correto e tratamento para a apendicite. Se você estiver com dor abdominal, procure um médico imediatamente.

Apendice inflamado: O que se deve e o que não se deve fazer.

Deite-se,  agasalhe-se e aplique uma bolsa de água quente para aliviar a dor.

Não coma, nem beba. Bocheche com um pouco de água se for necessário.

Não tome laxantes, analgésicos ou qualquer outro tipo de remédio.

Chame um médico se a dor se agravar, se tornar constante ou não tiver passado o fim de 4 horas.

Atenção. Consulte sempre um médico antes de procurar tratamento alternativo para apendicite crônica.

Não existe tratamento alternativo seguro para apendicite aguda. Na China, a doença é por vezes tratada com acupuntura. Mas, no mundo ocidental os médicos consideram um erro grave adiar a intervenção cirúrgica.

O que e apendicectomia

A apendicectomia é um procedimento cirúrgico realizado para remover um apêndice inflamado ou infectado. É o tratamento mais comumente usado para aliviar os sintomas da doença do apêndice, também chamada de apendicite.

O apêndice é uma pequena estrutura tubular, em forma de dedo, que se constitui como um pequeno prolongamento do ceco.

O procedimento à remoção do apêndice vermicular pode ser realizado de forma aberta ou laparoscópica. A abertura cirúrgica maior é realizada no abdômen, enquanto a laparoscopia envolve a inserção de três a quatro pequenos furos no abdômen. Quando o apêndice é removido, os sintomas desaparecem.

A complicação mais comum é a infecção, a qual pode ser tratada com antibióticos apenas. Se a infecção for grave, uma cirurgia de revisão pode ser necessária para limpar o abdômen. No geral, a apendicectomia é uma cirurgia relativamente segura e com boa taxa de sucesso.

Apendicite - o que dizem as medicinas alternativas.

PLANTAS MEDICINAIS.

Autoajuda. Para os sintomas crônicos, sugere-se uma infusão de agrimônia, o que é usada como planta anti-inflamatória. Tome uma xícara, três vezes ao dia.

Outros tratamentos alternativos

Acupuntura. Os médicos chineses demonstraram, com uma casuística, de mais de 5.000 casos, que é possível evitar a operação e curar o doente se este for socorrido dentro das primeiras 24 horas, e se, além disso, reunir outros requisitos favoráveis.

Consulta. O tratamento consiste, na aplicação de duas ou quatro agulhas nas duas pernas, em pontos específicos. A pessoa permanece sob observação, fazendo-se uma contagem de leucócitos (leucograma), de 3 em 3 horas.

Fonte: Dicionario de medicina natural -  Reader´s Digest

Solicite mais informações sobre Convênio médico

Similar Posts